Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966)

Economia, cultura laboral e mentalidade na gênese do subdesenvolvimento

Autores/as

  • Rafael Morato Zanatto Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, rafael_zanatto@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v24i1.65510

Palabras clave:

Historiografia e Cinema, Cinema Brasileiro, Paulo Emílio, História do Brasil

Resumen

No presente artigo, realizaremos a remontagem e interpretação das anotações e manuscritos do historiador brasileiro de cinema Paulo Emílio Sales Gomes para o curso Os filmes na cidade (1966), no qual analisa a história do Brasil no século XIX em busca da gênese de um estado de subdesenvolvimento imanente à fisionomia do cinema brasileiro. No curso, Paulo Emílio investiga o século XIX em busca de exemplos para explicar na longa duração a persistência de aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais que serão decisivos em sua interpretação da história do cinema brasileiro, marcada pelo subdesenvolvimento.

Palavras-Chave: Paulo Emílio; história do Brasil; cinema brasileiro; subdesenvolvimento

Biografía del autor/a

Rafael Morato Zanatto, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, rafael_zanatto@hotmail.com

Rafael Morato Zanatto é graduado em História pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FCL - Assis (2010), Mestre (2013) e Doutor em História e Sociedade (2018) pela mesma instituição. Mantém pesquisa sobre a formação dos estudos históricos de cinema no Brasil e na Europa, assim como a recepção crítica e história ao cinema da República de Weimar (1919-1933) em França, Alemanha e Brasil, de 1919-1977. Atualmente desenvolve na ECA - Escola de Comunicação e Artes -USP o projeto A contribuição alemã e francesa à formação dos estudos históricos de cinema: critérios, teorias e perspectivas (1945-1952), sob a supervisão do Prof. Dr. Eduardo Morettin (http://lattes.cnpq.br/0473516658198812).

Citas

BASTOS, Humberto. Desenvolvimento ou Escravidão. Aspectos de Influências Externas na Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1964.

BRUNO, Ernani da Silva. História e Tradições de Cidade de São Paulo, vol. 01. São Paulo: José Olympio Editora, 1954.

CARDOSO, Mauricio; SARAIVA, Leandro Rocha. A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 75, p. 129-143, abr. 2020.

CORREA JÚNIOR, Fausto Douglas. A Cinemateca Brasileira: das luzes aos anos de chumbo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

FURTADO, Celso. A formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003.

FUTEMMA, Olga. Arquivo Paulo Emilio Salles Gomes: rastros de perícia, método e intuição. (Dissertação de Mestrado). ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2006.

LUCCOCK, John. Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1942.

LUZ, Nícia Vilela. A luta pela industrialização do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora AlfaOmega, Ltda, 1978.

MENDES, Adilson Inácio. Trajetória de Paulo Emílio. São Paulo: Ateliê Editorial, 2015.

MORETTIN, Eduardo; XAVIER, Ismail. La critique cinématographique au Brésil et la question du sous-developpement économique: du cinéma muet aux années 1970. 1895: Révue d´Histoire du Cinéma, Paris, n. 77, hiver 2015.

NABUCO, Joaquim. Minha Formação. Brasília: Senado Federal, 1998.

PINTO, Pedro Plaza. As tarefas do crítico e os desafios do intelectual, p. 140-167. In: ALMEIDA, Thiago; XAVIER, Nayara (orgs.) Paulo Emílio: Legado Crítico. São Paulo: CINUSP/ Cinemateca Brasileira, 2017.

SOUZA, Carlos Roberto de. A Cinemateca Brasileira e a Preservação de Filmes no Brasil. (Tese de Doutorado). ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2009.

SOUZA, José Inácio de Melo. Paulo Emílio no Paraíso. São Paulo: Editora Record, 2002.

VOVELLE, Michel. A História e a Longa Duração. In: LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger; REVEL, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

XAVIER, Ismail. Sétima Arte: Um culto moderno. O idealismo estético e o cinema. São Paulo: Edições SESC, 2017.

Fontes

FIAF. Anais do Congrès de Rome 1949. Fédération Internationale des Archives du Film. Secrétariat Exécutif, Paris: 1949.

GOMES, Paulo Emílio Sales. A agonia da ficção. In: Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Embrafilme/Paz & Terra, 1982b.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Aula 2 de maio. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PE PI 0491.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Aula 9 de maio. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PE PI 0496.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. In: Uma Situação Colonial? Carlos Augusto Calil (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Curriculum Vitae de Paulo Emílio Sales Gomes. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1973, acesso: PEPI 0752.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Ensino. Inventos e Impulsos. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1965, acesso: PEPI 0492.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Gosto pela inteligência. In: Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Embrafilme/Paz & Terra, 1982b.

GOMES, Paulo Emílio Sales. O cinema brasileiro na década de trinta (1973). Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, acesso: PEPI 0296.

GOMES, Paulo Emílio Sales. O dono do mercado. In: Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Embrafilme/Paz & Terra, 1982b.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Pequeno Cinema Antigo. In: Uma Situação Colonial? Carlos Augusto Calil (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Um mundo de ficções. In: Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Embrafilme/ Paz & Terra, 1982b.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Uma situação colonial? In: Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Embrafilme/Paz & Terra, 1982b.

Manuscritos da primeira parte do curso Os filmes na Cidade (1966)

GOMES, Paulo Emílio Sales. Anexo B. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0490.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Anexo G. Cinemateca Brasileira. Arquivos e Coleções: Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0488.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Aula 2 de maio. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0491.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Aula 9 de maio. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0496.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Aula de 16 de maio. Cinemateca Brasileira. Arquivos e Coleções: Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0493.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Aula de 9 de maio. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0489.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Ensino. Inventos e Impulsos. Comentário Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1965, acesso: PEPI 0492.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Ernani Silva Bruno. Cinemateca Brasileira. Arquivos e Coleções: Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0494.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Folha Esparsa Eneida. Cinemateca Brasileira. Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: S/n°.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Gastão Cruls. Cinemateca Brasileira. Arquivos e Coleções: Paulo Emílio Sales Gomes, 1966, acesso: PEPI 0495.

Publicado

2021-07-30

Cómo citar

MORATO ZANATTO, R. Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): Economia, cultura laboral e mentalidade na gênese do subdesenvolvimento. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 174–193, 2021. DOI: 10.5216/rth.v24i1.65510. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/65510. Acesso em: 19 dic. 2024.