Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(a) autor(a) [coautor(a)] é doutor(a) ou doutorando(a) com pesquisa avançada;
  • A contribuição é original, inédita, coerente ao escopo da [rth] (escrita em português, inglês, espanhol, francês ou italiano) e não se encontra em avaliação por outro periódico.
    (Artigos derivados de teses, dissertações e monografias serão considerados, única e exclusivamente, caso apresentem mudança substantiva em relação ao texto original, isto é, caso proponham novas abordagens ou aprofundamentos. A especificidade da mudança em relação ao texto original deve constar na seção “Comentários ao Editor”);
  • O texto não contém elementos de identificação autoral.
    (A autoria — composta pelo nome completo seguido da titulação, da instituição, do endereço de e-mail, bem como do link do Currículo Lattes e do identificador ORCID — e demais informações (como agradecimentos e menções a agências financiadoras) devem constar na seção "Comentários ao Editor");
  • O artigo não foi escrito em coautoria com orientadores/orientandos;
  • O(a) autor(a) não possui artigos publicados nas duas últimas edições do periódico;
  • Todas as informações relativas aos metadados da submissão serão integralmente preenchidas;
  • O texto está formatado de acordo com as diretrizes e normas de submissão (http://bit.ly/2M5aNuA), passou por revisão gramatical e ortográfica, está paginado e será submetido no formato .doc ou .docx.

Diretrizes para Autores

A avaliação ocorre a partir da apreciação de aspectos de duas naturezas: por um lado, aqueles de natureza formal, ligados à construção, estruturação, articulação, estilo e adequação às normas da ABNT; por outro lado, aqueles de natureza qualitativa, ligados à reflexão, argumentação, originalidade e erudição. Os artigos aprovados para publicação deverão atender satisfatoriamente a todos os aspectos citados, bem como às Condições para Submissão.

Faça download das instruções para submissão aqui [PDF].

Artigos de dossiê

Recebidos de acordo com a publicação de chamadas (através do site e das mídias sociais) e submetidos aos seus cronogramas.

Artigos livres

Recebidos em fluxo contínuo (via submissão pelo portal), desde que em acordo com o escopo e as diretrizes da Revista.

Tradução

A [rth] recebe em fluxo contínuo traduções de artigos, capítulos de livros e documentos originalmente escritos em quaisquer línguas estrangeiras, desde que coerentes ao escopo da Revista. Além da tradução, o texto deverá conter uma pequena apresentação responsável por contextualizar o documento traduzido. As diretrizes de submissão e de avaliação correspondem àquelas para a submissão e avaliação de artigos, exceptuando-se o nível mínimo de formação: graduação em História ou áreas afins.

Importante | a [rth] aceita exclusivamente traduções de textos em domínio público ou que possuam a devida autorização dos detentores dos direitos autorais, a qual deve ser enviada juntamente na submissão.

Entrevista

Recebidas em fluxo contínuo. As diretrizes de submissão e de avaliação correspondem àquelas para a submissão e avaliação de artigos, exceptuando-se o nível mínimo de formação: graduação em História ou áreas afins.

Ensaio

Recebidos em fluxo contínuo. As diretrizes de submissão correspondem àquelas para a submissão de artigos. Quanto à avaliação, devido à sua especificidade, os ensaios serão analisados por três pareceristas ad hoc, responsáveis por arbitrar a respeito de sua relevância.

Resenha

A [rth] recebe em fluxo contínuo dois tipos de resenha:

1. Resenha descritiva | objetiva um tratamento geral da obra, destacando seus principais aspectos (incluindo a apresentação do autor) e explicitando sua relevância para o âmbito da Teoria da História (incluindo a contextualização do tema). Não deve conter notas de rodapé e referências bibliográficas.

     1.1. Serão aceitas exclusivamente resenhas descritivas de obras cuja publicação ocorreu nos últimos três anos.

2. Resenha crítica | objetiva não somente um tratamento geral da obra, como também apresenta um juízo que deve ser argumentativamente sustentado. Dessa forma, serão aceitas resenhas críticas com notas de rodapé e com referências bibiográficas.

     2.1. As diretrizes de submissão e de avaliação correspondem àquelas para a submissão e avaliação de artigos;

     2.2. Serão aceitas preferencialmente resenhas críticas de obras cuja publicação ocorreu nos últimos três anos. Casos excepcionais serão avaliados pelos Editores Executivos e pelo Conselho Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.