Atualismo e história
Proposta de uma nova categoria para pensar o contemporâneo
Resumen
O presente trabalho consiste na resenha descritiva do livro Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o sécuo XXI, de Valdei Araujo e Mateus Pereira. Trata-se da proposta de uma nova categoria para pensar a contemporneidade para além dos conceitos de presentismo, de François Hartog e de Presente Amplo, de Hans Gumbrecht. Por atualismo os autores entendem uma forma de encarar o presente em que a crise do télos moderno, voltado para o progresso, não implica necessariamente o fechamento do presente, seu alargamento estanque. Por meio da categoria de atualismo os autores buscam construir novas formas de representação histórica apatas a forjar a ideia de um futuro que não aquela datado e inviabilizado da utopia moderna do progresso.
Citas
PEREIRA, Mateus; ARAUJO, Valdei. Atualismo 1.0 - Como a ideia de atualização mudou o século XXI. 1. ed. Ouro Preto: SBTHH, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License