NARRATIVA E PERFORMANCE: POR UMA HERMENÊUTICA DO EDIFICADO

Autores/as

  • Valquiria Guimarães Duarte UFG - Universidade Federal de Goiás (FAV / UFG)

Palabras clave:

Memória e História, Arquitetura, Hermenêutica Narrativa, Estudos Interartísticos, Performance.

Resumen

Esse empreendimento tem como objetivo a construção de conceitos para a análise, interpretação e compreensão do objeto arquitetônico e se baseia em uma proposta de pensar a complexidade via transdisciplinaridade. Trata-se de analisar a produção estético-arquitetônica a partir de suas próprias marcas de memória. Partimos da hermenêutica ricoeuriana, dialogamos com a arte contemporânea para então elaboramos os conceitos de Performance Conceitual, Performance Process, Techno Performance, Performance (In)Doors, (Out)Doors e Arquitetura Performática. Em suma, esse é um estudo que, a partir da visão interartística, demonstra o processo de construção de conceitos que visam compreender o edifício como objeto histórico, cultural e narrativo. 

Biografía del autor/a

Valquiria Guimarães Duarte, UFG - Universidade Federal de Goiás (FAV / UFG)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (1988), mestre em Patrimônio Cultural pela mesma universidade (2004) e doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (2013), com a tese "Uma História Edificada: Tríplice Mimese E Performance. Um Estudo Narrativo da Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre RS 1998-2008), de Álvaro Siza. Atuou no Centro de Gestão do Espaço Físico, em projetos de arquitetura e urbanismo dos campi da Universidade Federal de Goiás, de 1985 até 2002. Atua, desde este período como docente e pesquisadora da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Tem experiência na área de Arquitetura, Design (e do sistema interartístico), Arquitetura de Museus, Museografia, Expografia, Cenografia. Atualmente pesquisa os seguintes temas: Teoria e História da Arquitetura e do Design, participa do grupo de pesquisa (CNPQ) INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE, nas linhas de pesquisa "Estudos de Performance, Body Art, Narratividade e Artes Espaciais", "Estudos do Espaço: História da Arte e da Arquitetura enquanto Arte e Museus de Arte enquanto paradigma" e "Historiografia da História das Artes e Teorias da Imagem, do Corpo e do Audiovisual - História Plural e Comparada das Artes", Economia das Artes. Atuou em 2015/2016 em pesquisa e projetos de acessibilidade no espaço da UFG no Cegef /SINACE e como consultora junto ao Ministério Público do Estado de Goiás em um Programa de Acessibilidade em edifícios e centros urbanos. Atualmente é lotada na Faculdade de Artes Visuais da UFG e pesquisa memória, história, crítica nas áreas interartísticas, e especialmente atua no comparativismo entre projetos de campos distintos. 

Publicado

2017-12-28

Cómo citar

DUARTE, V. G. NARRATIVA E PERFORMANCE: POR UMA HERMENÊUTICA DO EDIFICADO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 21–53, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50891. Acesso em: 19 dic. 2024.