NARRATIVA E PERFORMANCE: POR UMA HERMENÊUTICA DO EDIFICADO

Authors

  • Valquiria Guimarães Duarte UFG - Universidade Federal de Goiás (FAV / UFG)

Keywords:

Memory and History, Architecture,, Narrative Hermeneutics, Interart Studies, Performance

Abstract

This project aims to construct concepts for the analysis, interpretation and comprehension of the building and is based on a proposal to think complexity through transdisciplinarity. It is about analyzing the aesthetic-architectural production from their own memory brands. We start from the Ricoeur’s hermeneutics, we dialogue with contemporary art and then we elaborate Performance Conceitual, Performance Process, Techno Performance, Performance (In) Doors, (Out) Doors and Architectural Performatics. In short, this is a study that, based on the interart vision, demonstrates the process of constructing concepts that aim to understand the building as a historical, cultural and narrative object.

Author Biography

Valquiria Guimarães Duarte, UFG - Universidade Federal de Goiás (FAV / UFG)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (1988), mestre em Patrimônio Cultural pela mesma universidade (2004) e doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (2013), com a tese "Uma História Edificada: Tríplice Mimese E Performance. Um Estudo Narrativo da Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre RS 1998-2008), de Álvaro Siza. Atuou no Centro de Gestão do Espaço Físico, em projetos de arquitetura e urbanismo dos campi da Universidade Federal de Goiás, de 1985 até 2002. Atua, desde este período como docente e pesquisadora da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Tem experiência na área de Arquitetura, Design (e do sistema interartístico), Arquitetura de Museus, Museografia, Expografia, Cenografia. Atualmente pesquisa os seguintes temas: Teoria e História da Arquitetura e do Design, participa do grupo de pesquisa (CNPQ) INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE, nas linhas de pesquisa "Estudos de Performance, Body Art, Narratividade e Artes Espaciais", "Estudos do Espaço: História da Arte e da Arquitetura enquanto Arte e Museus de Arte enquanto paradigma" e "Historiografia da História das Artes e Teorias da Imagem, do Corpo e do Audiovisual - História Plural e Comparada das Artes", Economia das Artes. Atuou em 2015/2016 em pesquisa e projetos de acessibilidade no espaço da UFG no Cegef /SINACE e como consultora junto ao Ministério Público do Estado de Goiás em um Programa de Acessibilidade em edifícios e centros urbanos. Atualmente é lotada na Faculdade de Artes Visuais da UFG e pesquisa memória, história, crítica nas áreas interartísticas, e especialmente atua no comparativismo entre projetos de campos distintos. 

Published

2017-12-28

How to Cite

DUARTE, V. G. NARRATIVA E PERFORMANCE: POR UMA HERMENÊUTICA DO EDIFICADO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 21–53, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50891. Acesso em: 19 dec. 2024.