Subjetividade, Individuação e Escrita de Si
Aproximações teóricas entre Michel Foucault e Carl Gustav Jung
DOI:
https://doi.org/10.5216/rth.v23i2.64279Schlagworte:
sujeito, subjetividade, escrita de siAbstract
A escrita de si – conceito que oferece significado para um gênero narrativo em que um narrador em primeira pessoa se identifica explicitamente como o autor biográfico – se delineia como um exercício literário típico da modernidade. Nessa pesquisa a abordagem teórica de Michel Foucault sobre as práticas de si foi correlacionada ao campo teórico definido por Carl Gustav Jung sobre sua subjetividade autobiografada. Para objetivar a subjetividade através da escrita de si, a problemática dessa pesquisa foi desenvolvida com o seguinte objetivo: estabelecer a aproximação e o confronto entre dois campos teóricos que mobilizaram de maneira específica o tema da subjetividade a partir de um diálogo entre Michel Foucault e Carl Gustav Jung.
Literaturhinweise
BARONE, Luciana. Inconsciente, subjetividade e processo de criação. Campinas. Unicamp-Revista Pitágoras 500. V. 06. 2014.
CARDOSO JÚNIOR, Helio Rebello. Para que serve uma subjetividade? Foucault, tempo e corpo. Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 18, n. 3, p. 344. 2005.
CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte. Autêntica. 2014.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso por seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica. 2004.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e a da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. In.: MOTTA, M. B. (Org.). O que é um autor? Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. (Coleção Ditos e Escritos III).
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In.: MOTTA, M. B. (Org.). Ética, sexualidade, política. 3. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. (Coleção Ditos e Escritos V).
FOUCAULT, Michel. A tecnologia política dos indivíduos. In. MOTTA, Manoel Barros. Ética, sexualidade e política. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. (Coleção Ditos e escritos V).
FOUCAULT, Michel. Ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: MOTTA, M. B. (Org.). Ética, sexualidade, política. 3. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. (Coleção Ditos e Escritos V).
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2011.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder (1982). In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e a da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
GALLE, Helmut; OLMOS, Ana Cecília. Em primeira pessoa: Abordagens de uma teoria autobiográfica. São Paulo. Ed: Annablume, 2009.
HALL, James A. Jung e a interpretação dos sonhos. São Paulo: Cultrix, 1983.
HALL, S., Calvin; NORDBY, J., Vernon. Introdução à psicologia junguiana. São Paulo. Cultrix, 1993.
JUNG, Carl Gustav. Civilização em transição. Petrópolis: Vozes, 2019.
JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2011.
JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2014.
JUNG. Carl Gustav. Aion: Estudo sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrópolis-RJ. Editora: Vozes. 2018.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte. UFMG, 2008.
SILVEIRA, Nise. Jung: vida e obra. Rio de Janeiro. Jose Álvaro, 1971.
STONE, Brad Elliot. Subjetividade e Verdade. In: TAYLOR, Dianna (ORG.). Michel Foucault: Conceitos Essenciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
VIEIRA. André Guirland. A função da história e da cultura na obra de C. G. Jung. Revista Aletheia, n. 23, jan./jun. 2006.
Downloads
Veröffentlicht
Versionen
- 2021-05-27 (2)
- 2020-12-22 (1)
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 Revista de Teoria da História | rth
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License