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Objetividade histórica no Manual de Teoria da História de Roberto Piragibe da Fonseca (1903-1986)

Autor/innen

  • Itamar Freitas Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, itamarfreitasufs@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v23i2.63979

Abstract

Neste artigo, tratamos das ideias de “Teoria da História” e de “objetividade”, veiculadas no impresso propedêutico Manual de Teoria da História, produzido no ambiente da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por Roberto Piragibe da Fonseca, entre 1943 e 1967. O professor de Propedêutica entendia Teoria da História como um construto de Metafísica e Lógica. Com o Manual, Fonseca queria legitimar a cientificidade do discurso do historiador e do professor de História e instrumentalizá-los para combater o materialismo e o ateísmo no Brasil, tanto nas universidades como nas escolas do ensino secundário. O resultado dessa composição em termos de objetividade do conhecimento histórico foi a ideia de que a cientificidade do trabalho do historiador e do professor de História do curso superior seria garantida por meio de uma série de critérios de validação normativa e operacional que consideravam o respeito às leis metafísicas, morais e físicas, empregadas sob diferentes pesos no trabalho de constatação, interpretação e exposição dos fatos.

Autor/innen-Biografie

Itamar Freitas, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, itamarfreitasufs@gmail.com

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-1996), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (USP-1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2019) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGH/UnB-2014). É professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História (UFS). Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Teoria e Metodologia da História e foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em sete edições e da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (PNLD). Atua como gestor na educação superior pública, com passagens pela direção do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS), presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa de Sergipe (FAPESE). Atualmente, é pró-reitor de Gestão de Pessoas na UFS (http://lattes.cnpq.br/5606084251637102).

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Veröffentlicht

2020-12-22 — aktualisiert am 2021-05-27

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Zitationsvorschlag

FREITAS, I. Objetividade histórica no Manual de Teoria da História de Roberto Piragibe da Fonseca (1903-1986). Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 273–295, 2021. DOI: 10.5216/rth.v23i2.63979. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/63979. Acesso em: 21 nov. 2024.