Über die Zeitschrift
A Revista de Teoria da História [rth] [ISSN 2175- 5892] é um periódico eletrônico internacional dedicado à teoria da história e áreas afins.
A [rth] é vinculada à Faculdade de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás [UFG].
A [rth] é uma revista de acesso inteiramente gratuito, universal e ilimitado. Ela conta com o processo de avaliação por pares e não cobra nenhuma taxa de submissão ou de publicação.
Seu corpo editorial e conselhos editorial e científico são compostos por professores e pesquisadores de universidades brasileiras, estrangeiras e de institutos internacionais de pesquisa.
Foco e Escopo
Criada em 2009, a Revista de Teoria da História [rth] tem se constituído como um foro de debate científico em torno de temas relacionados à teoria da história e ocupa um lugar de destaque na reflexão sobre o que significa fazer história e ser historiador/a hoje.
Desde 2018, a [rth] tem ampliado seus esforços no sentido de garantir um processo editorial transparente, plural e em consonância com as melhores práticas internacionais de editoração científica.
O escopo da [rth] compreende estudos, principalmente, nas seguintes áreas:
- teoria da história;
- filosofia da história;
- história da historiografia;
- metodologia da história;
- história intelectual;
- história das ideias e dos conceitos;
- história (e filosofia) das ciências.
Periodicidade
A Revista de Teoria da História [rth] possui periodicidade semestral e publicação continuada.
Arquivamento
A Revista de Teoria da História [rth] é hospedada no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Goiás e adota o sistema Open Journal Systems.
Avaliação por pares
A Revista de Teoria da História [rth] compromete-se a seguir as melhores práticas internacionais no que tange aos princípios éticos na publicação científica. Os/as editores/as deverão orientar-se pelas diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) ao lidarem com correções e retratações, além de garantir que os/as autores/as e pareceristas cumpram os mais altos padrões éticos em suas atividades editoriais.
Qualquer acusação ou suspeita de má conduta científica relacionada a artigos em processo de avaliação, pré-publicação ou já publicados será examinada de forma independente pelo nosso Conselho Editorial.
A partir de 2026, a [rth] adotará, gradativamente, princípios da Ciência Aberta, objetivando maior transparência no processo editorial, como a publicação de uma lista anual de seus pareceristas e a publicação de pareceres selecionados na forma de comentários ao artigo publicado, fomentando o debate crítico, transparente e construtivo.
Adoção de softwares de verificação de similaridade
Todos os manuscritos submetidos à [rth] são objeto de investigação com recurso ao programa Crossref, que verifica a similaridade de textos, e de refinamento das informações obtidas nos sites de busca.
Diretrizes gerais
Aos editores executivos
Cabe aos editores executivos verificar se os manuscritos submetidos à revista são originais, sendo vetada a publicação total ou parcial prévia (no caso de artigos originais), e atendem ao escopo e diretrizes da revista e aos padrões mínimos de qualidade que se espera de um artigo da área de teoria da história. Os artigos passarão por uma avaliação por pares duplo-cega que servirá de base para a decisão editorial de aceitação, rejeição ou solicitação de revisões obrigatórias.
Dados pessoais dos autores devem ser tratados como confidenciais e privilegiados aos editores. Não é permitido que os editores usem dados, hipóteses, argumentos ou conclusões de um manuscrito em suas próprias pesquisas, exceto com o consentimento prévio e por escrito dos autores.
Os editores devem agir de maneira ágil e transparente diante de qualquer suspeita de má conduta – conforme as orientações do COPE – e são responsáveis por comunicar eventuais correções ou retratações de forma adequada.
Aos autores
Cabe aos autores assegurar que o manuscrito submetido seja inteiramente original. A autoria deve ser atribuída apenas àqueles que contribuíram para a pesquisa e redação do texto. Todos os coautores devem ter lido e aprovado a versão final do manuscrito, bem como aprovado sua inclusão na lista de autores.
Os autores não devem submeter o mesmo manuscrito a outros periódicos simultaneamente.
Os autores são responsáveis por providenciar referências que sirvam de suporte para seu argumento e conclusões, sendo vetada a apropriação de ideias de outros autores sem a devida referenciação.
Os autores são responsáveis por fornecer quaisquer outros dados requisitados pelos editores antes ou depois da decisão editorial. O não cumprimento poderá resultar no impedimento da publicação do manuscrito. Caso qualquer erro ou inconsistência significativa seja identificado no manuscrito, os autores deverão reportá-lo imediatamente, antes ou após a publicação.
O uso de IA Generativa é permitido sob cautela. Os autores podem usar IA Generativa e demais tecnologias assistidas por IA apenas para melhorar a clareza e linguagem do manuscrito, mas sob hipótese alguma substituir tarefas de autoria, como produção de argumentos ou conclusões. Os autores que utilizarem IA generativa devem indicar em nota o seu uso. Os autores são os responsáveis finais pelo conteúdo do texto.
Aos pareceristas
Cabe aos pareceristas tratar toda informação fornecida para a avaliação como confidencial e privilegiada. Os pareceristas devem avaliar os manuscritos de forma objetiva e imparcial, respeitando as escolhas teóricas e metodológicas dos autores. O simples desacordo teórico ou metodológico não deve ser motivo para rejeição do manuscrito. Sugestões, correções ou solicitações de modificações devem ser claras, bem fundamentadas e construtivas.
Os pareceristas têm a responsabilidade de verificar se todas as fontes e referências citadas estão completas e corretamente indicadas. Caso identifiquem suspeita de plágio, devem notificar imediatamente aos editores.
Caso o parecerista não possa concluir a avaliação dentro do prazo estipulado, ou identifique algum impedimento para a conclusão do parecer, deverá informar aos editores imediatamente para que o prazo seja ajustado ou o manuscrito encaminhado a outro avaliador. Os pareceristas deverão informar os editores sobre eventuais conflitos de interesse.
Regimento
Faça aqui o download do regimento aprovado pelo Conselho Executivo da [rth].
Contato
Faculdade de História | Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal de Goiás | UFG | Campus II Campus Samambaia
74690900 | Goiânia [GO] | Brasil
e-mail | revistateoriadahistoria@gmail.com
telefone | (62) 35211463 / 35211130
Indexação









