Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-11-04. Leia a versão mais recente.

Apresentação do dossiê "Travessias das Filosofias Africanas entre os modelos de ensino e aprendizagem".

Autores

  • Luis Thiago Dantas Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, fdthiago@gmail.com
  • Adilbênia Freire Machado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, adilmachado@yahoo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Thiago Dantas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, fdthiago@gmail.com

Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE) mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Adilbênia Freire Machado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, adilmachado@yahoo.com.br

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Instituto Multidisciplinar / Departamento Educação e Sociedade. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2019; Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2014; Licenciada Plena em Filosofia (2007) e Bacharela em Filosofia (2006) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do Eixo Filosofia Africana e Afro-diaspórica da Associação Brasileira de Pesquisadores Negr@s (ABPN); Membra da Coordenação Ampliada da Associação de Filosofia e Libertação Latino Americana (AFYL – BR); Membra dos grupos de pesquisa Núcleo das Africanidades Cearenses: encantamento, pretagogia, ancestralidade (NACE), UFC; Sócia fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa REDE AFRICANIDADES (UFBA). Tem experiências na área de Filosofias Africanas e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofias Africanas e Afro-brasileiras; Filosofias da Ancestralidade e do encantamento; Saberes Ancestrais Femininos; Formação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Currículos e Metodologias Afrorreferenciadas; Filosofia Africana presente nos Adinkras. Assento na Cadeira 39 da Academia Afrocearense de Letras (AAFROCEL). Integrante da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Autora do livro “Filosofia Africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades” (2019).

Downloads

Publicado

2025-11-04

Versões

Como Citar

DANTAS, Luis Thiago Dantas; FREIRE MACHADO, Adilbênia. Apresentação do dossiê "Travessias das Filosofias Africanas entre os modelos de ensino e aprendizagem". Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 6–7, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/83748. Acesso em: 5 dez. 2025.