Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e a filosofia da senioridade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81536

Resumen

Este artigo objetiva discutir senioridade a partir do pensamento da filósofa iorubá Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, que nos introduz na dinâmica de ensino e aprendizagem da filosofia da senioridade. Principal categoria da organização iorubá – pré-colonial – de Oyó, cuja classificação social das pessoas é feita com base em idades cronológicas fluidas, situacionais e relativas, ao se expressar em relação com alguém que é, ao mesmo tempo, mais velho e mais jovem do que outras pessoas da comunidade. A senioridade refere-se a uma posição fluida, relacional e relativa, e não necessariamente à idade cronológica, que não vive apenas no corpo, mas na história coletiva de seres. Nesse sentido, este artigo é um mergulho oxúnico na compreensão de como a senioridade molda filosóficas (inter)ações sem estipular gênero, tampouco refletir uma dicotomia de matriz binária e hierárquica entre seres marcados por um corpo sexuado.

Palavras-chave: Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, filosofia africana, senioridade, Oxum, ensino de filosofia.

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Biografía del autor/a

Aline Matos da Rocha, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, matosdarochaaline@gmail.com

Licenciada e bacharela em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutora em Metafísica pela Universidade de Brasília - UnB. Licenciada em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional - Uninter.

Publicado

2025-11-04 — Actualizado el 2025-11-07

Versiones

Cómo citar

ROCHA, Aline Matos da. Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e a filosofia da senioridade. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 24–34, 2025. DOI: 10.5216/rp.v35i1.81536. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81536. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem