Pulsões revitalizadoras da África para educação brasileira: formas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.80992

Resumo

O presente artigo no qual trata-se de um ensaio teórico tem o objetivo de tensionar a África e sua diáspora como produtora de potências e possibilidades na constituição de formas sociais indo na contramão ao projeto de Estado-Nação brasileiro a partir do âmbito educacional que estimulam o racismo afim de ponderar propostas como a afrocentricidade para contribuir na educação antirracista. A motivação surge mediante as diferentes formas sociais que se manifestam na sociedade brasileira assim eclodindo num direcionamento para o extermino da população negra. Mediante as exposições do presente artigo, a organização do texto será desbravada em três sessões: África como forma revitalizadora; Pulsões das formas sociais na educação brasileira; Uma proposta educacional revitalizadora: afrocentricidade na mira. Em tempos de insurgência das práticas de existência do “mundo vivido”, no qual cada vez mais são descaracterizadas uma pulsão racista no plano objetivo e alocadas no plano subjetivo diante da sociedade ou do sistema econômico-político, produzir epistemologias que vão em outras direções aliando-se a educação (sem descaracterizar outros lócus) se tornam vitais para a continuidade existencial da população negra brasileira.

Palavras-chave: África e diáspora; Afrocentricidade; Educação antirracista; Formas sociais; Sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Marcos Borges dos Santos Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, cunhajp2013@gmail.com

Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPGECC - FEBF/UERJ. Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, Marcos Borges dos. Pulsões revitalizadoras da África para educação brasileira: formas sociais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 8–23, 2025. DOI: 10.5216/rp.v35i1.80992. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/80992. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem