A percepção docente sobre Educação Emocional como método de inclusão no processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77923Resumen
O artigo apresenta uma abordagem sobre a emoção vinculada ao contexto escolar, tendo por intuito analisar a
importância da educação emocional no processo educacional, como metodo de inclusão no processo de ensino e
aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada na cidade de Codó-MA. Para
verificar a percepção docente sobre as emoções na escola pesquisada, buscou-se averiguar a importância da
emoção para aprendizagem do ponto de vista docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa que teve
como aporte teórico a produção de autores como Antunes (2012), Fonseca (2016), Goleman (2011), entre outros,
que estudam sobre a temática. Assim sendo, a metodologia do trabalho se evidencia em uma pesquisa descritiva e
de campo. Para coleta de dados, a pesquisa dispõe da entrevista semiestruturada, realizada com seis professores.
Portanto, a pesquisa demonstrou a importância de a educação emocional ser inserida no contexto escolar para
melhores condições de aprendizagem e a formação plena dos educandos. É válido pontuar que para o exercício de
uma cidadania eficiente é relevante o preparo intelectual e emocional dentre outros aspectos.