Pedagogia afrocentrada: uma abordagem epistemológica em relação com a(s) Amazônia(s)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77914Resumen
Apresentar uma abordagem epistemológica que rompa com o encadeamento mental imposto pela supremacia branca é a proposta deste trabalho. Este artigo tem o objetivo de investigar as possibilidades que o paradigma afrocentrado oferece para a promoção de uma educação para a diversidade, de cunho antirracista e em diálogo com a(s) Amazônia(s). A partir de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, em meio a uma investigação bibliográfica, mostramos que a Afrocentricidade é um paradigma que se consolida enquanto epistemologia no fim do século XX, mas que apresenta uma conexão ancestral com a Améfrica Ladina e o Caribe. Seus preceitos: a) realocação psicológica; b) sentido de agência; c) valorização cultural; d) refinamento léxico; e) reparação histórica, em nossa percepção, oferecem condições e meios para forjar processos de ensino e de aprendizagem que enfrentem a violência colonial e o racismo estrutural, principais ameaças à integridade do bioma amazônico e à dignidade das suas comunidades ancestrais.