Educação Inclusiva e o desenvolvimento atípico quanto à dimensão cognitiva - Uma revisão da literatura

Autores/as

  • Franciane Silva Cruz de Lima Doutora em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, Brasil, francianesc@gmail.com
  • Denise Maria Bohn Licencianda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, Brasil, denisebohn@live.com
  • Camila Greff Passos Doutora em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, Brasil, camila.passos@ufrgs.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77910

Resumen

O presente artigo objetiva realizar um mapeamento das pesquisas relacionadas ao desenvolvimento atípico no que
tange à dimensão cognitiva, fundamentadas na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, realizou-se uma
revisão bibliográfica na base de dados do SciELO e Google Acadêmico entre janeiro de 2009 e maio de 2020, a
fim de identificar pesquisas sobre estudantes com Deficiência Intelectual, Transtornos Globais de
Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação, Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com
Hiperatividade ou outro Transtorno de Aprendizagem. A análise revelou que 14 artigos apresentam o foco de
interesse desta pesquisa, os quais foram publicados majoritariamente em periódicos da área da Psicologia e da
Educação. As instituições dos pesquisadores são, em sua maioria, de ensino superior federal e estatual das regiões
Sudeste e Sul brasileiras. Os sujeitos pesquisados são distintos e, dentre eles, estão professores, gestores,
educandos com Síndrome de Down, Dislexia, Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e
múltiplas deficiências. Destacam-se os pressupostos de Lev S. Vigotski como sendo o referencial utilizado com
maior frequência para fundamentar o conceito de desenvolvimento atípico. Evidencia-se a escassez de pesquisas
quanto ao desenvolvimento atípico no que diz respeito à dimensão cognitiva a partir da perspectiva inclusiva no
período analisado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

LIMA, F. S. C. de; BOHN, D. M.; PASSOS, C. G. Educação Inclusiva e o desenvolvimento atípico quanto à dimensão cognitiva - Uma revisão da literatura. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 201–223, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77910. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77910. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar