Ser mulher-mãe-estagiária-sobrevivente: um relato de experiência sobre o estágio docente em língua francesa no Ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81359Resumo
Desde a instauração do estado de emergência sanitária devido à pandemia do coronavírus, em março de 2020, e a consequente adesão ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), todas as pessoas envolvidas em qualquer processo de ensino-aprendizagem tiveram suas práticas pedagógicas profundamente alteradas. Dentre as atividades relacionadas ao ensino, estão os estágios de formação dos cursos de licenciatura, confrontados com o formato à distância em caráter de urgência. Sendo assim, as disciplinas de Estágio 3 e 4 do curso de Letras: Francês da Faculdade de Letras (FL/UFG), para as quais é prevista a elaboração de materiais didáticos, eventuais semi regências e a concepção de um plano de trabalho a ser realizado no quarto e último semestre, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG), sofreram uma metamorfose intensa. Nesse sentido, entre agosto de 2020 e junho de 2021, pode-se dizer que construímos um outro CEPAE, outra FL e outro Estágio de Francês Língua Estrangeira. Cada um, literalmente no seu lugar, foi impelido a repensar todo o trabalho daquele ano letivo para um contexto completamente novo, o do ensino remoto emergencial. Foi preciso repensar até o que é ser docente, o que é uma escola, uma sala de aula ou o fenômeno de ensino-aprendizagem como um todo. Tudo isso enquanto sobrevivíamos a uma pandemia, que acentuou a vulnerabilidade de diversos grupos de pessoas, e desempenhávamos, nesse cenário conturbado, nossos outros papeis sociais, como ser mãe. Mas apesar das numerosas dificuldades e desafios dessa conjuntura, fizemos um ano bastante produtivo nas disciplinas de Estágio 3 e 4. Este trabalho tem, portanto, a importante função de relatar um pouco dessas vivências, que transformaram para sempre a vida e carreira acadêmica de quem sobreviveu para poder contar essas narrativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)