A Iniciação Científica na Educação Básica: o que dizem os estudantes do Agreste Pernambucano ao chegarem à Universidade?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81345Resumo
O texto é fruto da escuta atenta aos estudantes universitários, egressos da educação básica, em um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA) intitulado: “INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: um desafio necessário aos estudantes e professores que transitam entre a escola e a universidade”, situado no contexto epistêmico do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos – GPENAPE. Têm como objeto: “contribuições da iniciação científica fomentadas à aprendizagem dos estudantes” e como questão central: Que contribuições a iniciação científica no ensino médio, apresenta para a trajetória dos estudantes no ritual de passagem entre a Educação Básica e a Universidade? Adotamos a entrevista semiestruturada, os participantes são estudantes do ensino superior, egressos do projeto. Os contextos estudados são duas escolas de educação básica, uma pública, outra privada. Analisamos os dados na perspectiva da Análise de Conteúdo, (Franco, 2008). Os resultados mostram que o projeto contribuiu aguçando a curiosidade, a capacidade de análise, melhorando a leitura, ampliando o desejo de chegar a Universidade. Os “achados” indicam a necessidade de retomada do projeto, com possibilidade de participação dos estudantes da educação básica e na condução, a participação de estudantes Universitários, enquanto devolutiva do percurso formativo.
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- 2025-03-21 (3)
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