A percepção docente sobre Educação Emocional como método de inclusão no processo educacional

Autores

  • Elaine Conceição da Silva Rede pública de Timbiras, Maranhão, Brasil, elainesiilva514@gmail.com
  • Cristiane Dias Martins da Costa Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, Brasil, cristiane.dmc@ufma.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77923

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem sobre a emoção vinculada ao contexto escolar, tendo por intuito analisar a
importância da educação emocional no processo educacional, como metodo de inclusão no processo de ensino e
aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada na cidade de Codó-MA. Para
verificar a percepção docente sobre as emoções na escola pesquisada, buscou-se averiguar a importância da
emoção para aprendizagem do ponto de vista docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa que teve
como aporte teórico a produção de autores como Antunes (2012), Fonseca (2016), Goleman (2011), entre outros,
que estudam sobre a temática. Assim sendo, a metodologia do trabalho se evidencia em uma pesquisa descritiva e
de campo. Para coleta de dados, a pesquisa dispõe da entrevista semiestruturada, realizada com seis professores.
Portanto, a pesquisa demonstrou a importância de a educação emocional ser inserida no contexto escolar para
melhores condições de aprendizagem e a formação plena dos educandos. É válido pontuar que para o exercício de
uma cidadania eficiente é relevante o preparo intelectual e emocional dentre outros aspectos.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

SILVA, E. C. da; COSTA, C. D. M. da. A percepção docente sobre Educação Emocional como método de inclusão no processo educacional. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 372–386, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77923. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77923. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar