Educação intercultural e educação física: um diálogo possível
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77921Resumo
O presente texto apresenta como objetivo refletir sobre as contribuições da educação intercultural e da Educação
Física cultural para a prática pedagógica inclusiva. Trata-se de um ensaio teórico, embasado em referências
selecionadas de modo intencional a partir de autores com larga produção sobre a Educação Física cultural e a
educação intercultural. A partir das reflexões realizadas, reconhecemos que a educação intercultural nasceu da luta
de grupos culturais minorizados, em busca de direitos sociais e por uma Educação que considerasse as suas
diferenças. No entanto, tanto a escola quanto a Educação Física frequentemente perpetuam práticas excludentes e
preconceituosas. A reflexão ao longo do texto revela que a combinação da educação intercultural com a abordagem
da Educação Física cultural se baseia na diversificação dos conteúdos, na análise crítica e na aceitação da
alteridade. Essa abordagem emerge como um caminho para uma Educação Física mais inclusiva, superando as
práticas essencialistas e relativistas no ambiente escolar.