Presenças e ausências da literatura afro-brasileira nos acervos das bibliotecas do Instituto Federal de Goiás

Autores

  • Larissa Stefane Rodrigues de Lima Instituto Federal de Educação (IFG), Goiás, Brasil, larissa.stefane09@gmail.com
  • Made Júnior Miranda Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, made.miranda@ueg.br
  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza Instituto Federal de Educação (IFG), Goiás, Brasil, maria.souza@ifg.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77911

Resumo

As bibliotecas, por meio de seus acervos, disponibilizam conhecimentos que, ao serem utilizados pelos usuários, são capazes de promover desenvolvimento pessoal e social. Portanto, a partir da realidade brasileira, a qual possui sequelas de exclusão racial e sexista, e, também, um histórico de garantia tardia do direito à educação aos afrodescendentes e mulheres, o artigo objetivou identificar as presenças e ausências de autoras de literatura afro-brasileira nos acervos das bibliotecas do Instituto Federal de Goiás. Como procedimento metodológico, a pesquisa caracteriza-se como descritiva. Com esse fim, foi utilizado o catálogo online do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFG para realizar a busca das obras de autoras negras e brasileiras constantes no Portal de Literatura Afro-brasileira, o literafro, disponível na internet. Após a análise dos dados, foi possível identificar que apenas 7% das obras pesquisadas estão disponíveis nas bibliotecas do IFG, deixando nítida a baixa representatividade da autoria feminina e negra nos acervos. Sendo assim, faz-se necessária uma reflexão sobre o lugar ainda de exclusão e silenciamento que as mulheres negras ocupam e, também, sobre as suas ausências nos acervos das bibliotecas.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

LIMA, L. S. R. de; MIRANDA, M. J.; SOUZA, M. A. R. de. Presenças e ausências da literatura afro-brasileira nos acervos das bibliotecas do Instituto Federal de Goiás. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 224–241, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77911. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77911. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar