Educação Inclusiva e o desenvolvimento atípico quanto à dimensão cognitiva - Uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77910Resumo
O presente artigo objetiva realizar um mapeamento das pesquisas relacionadas ao desenvolvimento atípico no que
tange à dimensão cognitiva, fundamentadas na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, realizou-se uma
revisão bibliográfica na base de dados do SciELO e Google Acadêmico entre janeiro de 2009 e maio de 2020, a
fim de identificar pesquisas sobre estudantes com Deficiência Intelectual, Transtornos Globais de
Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação, Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com
Hiperatividade ou outro Transtorno de Aprendizagem. A análise revelou que 14 artigos apresentam o foco de
interesse desta pesquisa, os quais foram publicados majoritariamente em periódicos da área da Psicologia e da
Educação. As instituições dos pesquisadores são, em sua maioria, de ensino superior federal e estatual das regiões
Sudeste e Sul brasileiras. Os sujeitos pesquisados são distintos e, dentre eles, estão professores, gestores,
educandos com Síndrome de Down, Dislexia, Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e
múltiplas deficiências. Destacam-se os pressupostos de Lev S. Vigotski como sendo o referencial utilizado com
maior frequência para fundamentar o conceito de desenvolvimento atípico. Evidencia-se a escassez de pesquisas
quanto ao desenvolvimento atípico no que diz respeito à dimensão cognitiva a partir da perspectiva inclusiva no
período analisado.