Uma proposta de ensino de figura de linguagem para surdos

Autores

  • Thábio de Almeida Silva Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, thabio.silva@ufj.edu.br
  • Ana Carolina Oliveira Silva Monitora em Escola Técnica, Goiás, Brasil, aanacarolina.o.silva@gmail.com
  • Daniela Lucindo de Souza Graduação pela Universidade Federal de Jataí, Goiás, Brasil, danielalucindo62@gnail.com
  • Fabiana Moura de Lima Secretaria Municipal de Educação (SME), Jataí, Goiás, Brasil, fabianamouralima@hotmail.com
  • Maria Rita Cardoso da Silva Servidora Pública Municipal, Goiás, Brasil, mariaritacardoso@gmail.com
  • Patrícia Sousa da Silva Graduação pela Universidade Federal de Jataí, Goiás, Brasil, silva_patricia@discente.ufj.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77906

Resumo

Este estudo teve como propósito tornar um ambiente favorável para o aluno surdos, com o desenvolvimento de aulas adequadas, proporcionado um aprendizado teórico e prático a partir de um material visual adequado. De forma mais específica, nesse estudo, desenvolvemos quinze vídeos-teatro para expressar algumas metáforas da Língua Portuguesa comuns do nosso cotidiano. Para tanto, ressaltamos que o aluno surdo reconhece o mundo por meio de suas experiências visuais, portanto sua forma de compreender e apreender os conteúdos acadêmicos parte, predominantemente, do seu campo visual. Desta forma, desenvolvemos essa proposta em formato de vídeo-teatro, com o intuito de levar ao aluno surdo conhecimento acerca do uso da figura de linguagem, metáfora da LínguaPortuguesa, onde apresentamos duas versões em relação ao contexto da frase, uma no seu sentido literal e outra no sentido metafórico. Nossas reflexões apontam que assim como os ouvintes, o surdo consegue compreender e usar as figuras de linguagem no seu cotidiano, mas, para que isso aconteça, ele deve ter conhecimento semânticoda língua portuguesa, além da metodologia de ensino visual favorecer as técnicas e estratégias e contribuir para o entendimento pelos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

SILVA, T. de A.; SILVA, A. C. O.; SOUZA, D. L. de; LIMA, F. M. de; SILVA, M. R. C. da; SILVA, P. S. da. Uma proposta de ensino de figura de linguagem para surdos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 151–164, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77906. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77906. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar