A inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia

Autores

  • Cinthia Brenda Siqueira Santiago Serviço Social da Insdústria de Goiás (SESI-GO), Goiás, Brasil, cinthia-santiago-@hotmail.com
  • Gabriela da Silva Batista Secretaria de Educação de Goiás, Goiás, Brasil, gabriela.batista@discente.ufg.br
  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, professorricardoteixeira@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77903

Resumo

Este artigo se relaciona com a educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto da educação infantil e elege como objetivo e recorte de pesquisa, a realização de um levantamento das matrículas de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA na rede municipal de educação de Goiânia, a partir dos dados disponibilizados pelo Censo Escolar do ano de 2020 e a discussão do seu processo de inclusão. O estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Para a análise dos dados, utiliza-se dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e enquanto resultados, dentre outros, demonstra um número relevante de crianças com TEA matriculadas na educação infantil na Rede Municipal de Educação de Goiânia, além de compreender a importância da existência dos Centros de Apoio à Inclusão para elas e seus familiares, ao acompanhar o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem. Os resultados permitem inferir a relevância de maiores investimentos na formação continuada dos professores do ensino regular que estão presentes diariamente nos espaços escolares juntamente a essas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

SANTIAGO, C. B. S.; BATISTA, G. da S.; TEIXEIRA, R. A. G. A inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 107–117, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77903. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77903. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar