Da reclusão à inclusão: uma análise a partir das representações das professoras da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso –TO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77901Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acercar da oferta da educação escolar no ambiente prisional, à luz da perspectiva inclusiva e a partir de uma análise contextualizada das narrativas das professoras da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Pedro Afonso, estado do Tocantins, no período de 2018 a 2020. O método proposto pela história oral amparou o estudo de caso em tela, cujos instrumentos de coleta de dados foram a observação e a entrevista semiestruturada, com as quatro professoras que atuam exclusivamente no lócus desta pesquisa. Focalizamos a formação inicial e continuada como categoria de análise, sob a égide da perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciaram que a educação ofertada na UPF de Pedro Afonso enfrenta inúmeros desafios, quer no âmbito pedagógico, quer no âmbito político, pois é urgente a consolidação de uma proposta curricular que responda às necessidades educativas das alunas em situação de cárcere, bem como a oferta de formação específica para as professoras que têm a prisão como seu espaço de trabalho e sustento.