Educação Especial na Formação Inicial de Professores: reflexões sobre os dispositivos legais

Autores

  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Pará, Brasil, hectorscalixto@gmail.com
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Pará, Brasil, brasileirotania@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77897

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as normativas que orientam a organização curricular na formação
em Pedagogia, especialmente no que diz respeito aos temas e conteúdos sobre às pessoas com deficiência. Como
abordagem metodológica, este artigo apresenta um estudo bibliográfico com análise documental, de cunho
qualitativo das diretrizes, resoluções, leis, decretos e demais documentos normativos para a formação do licenciado
em Pedagogia, tendo como ponto de partida as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso, de 2006.
Utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2002), o estudo examinou o percurso da educação especial, com foco
nas pessoas com deficiência, a partir das principais normativas voltadas à formação de professores. Os resultados
indicam que, em muitos casos, as demandas das pessoas com deficiência foram diluídas quando as normativas não
apontam possibilidades concretas de cumprimento a fim de efetivar suas próprias determinações. A simples
presença da temática do ensino para educandos com deficiência no texto das DCN não é garantia de uma formação
inicial comprometida com o posicionamento crítico e que despertem o interesse em práticas inclusivas.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

CALIXTO, H. R. da S.; BRASILEIRO, T. S. A. Educação Especial na Formação Inicial de Professores: reflexões sobre os dispositivos legais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 32–50, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77897. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar