O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa em Goiás – PNAIC: A Formação em Serviço e seus Desafios
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67109Resumo
Este trabalho resulta da reflexão sobre formação realizada em Goiás, intitulada: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Essa proposta adveio em 2013, de uma expectativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em qualificar professores atuantes no ciclo de alfabetização, de modo que fossem capazes de refletir sobre os conceitos, práticas e significados do processo de alfabetizar, contribuindo para um debate de âmbito nacional. No Brasil, a formação de professores alfabetizadores ainda é pífia, impactando sobretudo nos resultados demonstrados. Em Goiás, esse Programa foi responsável pela qualificação de quatorze mil professores alfabetizadores, coordenadores e demais profissionais escolares. Compreendeu-se que, sem o investimento dessa ação, não seria possível a inserção dos alfabetizadores na discussão e na implementação de novas práticas e metodologias. Neste texto, adotando como metodologia a revisão bibliográfica, refletimos como o esclarecimento contribuiu para esse processo, ressaltando o papel da interdisciplinaridade. O Programa utilizou material elaborado especificamente para o PNAIC, portanto este artigo aborda também a perspectiva de interdisciplinaridade adotada na elaboração dos materiais de suporte – os cadernos do PNAIC – e nos materiais de apoio – caixa de jogos e atividades – adotados como auxílio no processo de formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-17
Como Citar
SILVA FARIA, E.; ALVES, A. I. O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa em Goiás – PNAIC: A Formação em Serviço e seus Desafios. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 268–279, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67109. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67109. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).