Astronomia no Ensino Fundamental: Contribuições de uma Sequência Didática Sociointeracionista Pautada por Questionamentos

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, cwerner@upf.br
  • Barbara Locatelli da Silva Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, baa.lsilva@hotmail.com
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, ldarroz@upf.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67108

Resumo

O estudo envolve a inserção de temas relacionados à Astronomia no ensino fundamental a partir de perspectivas teóricas que primam pelas relações sociais e favoreçam a construção dos conceitos dentro de um processo dialético. O estudo parte do questionamento referente a que elementos são favorecidos em uma prática pedagógica sociointeracionista, tendo como objetivo analisar as potencialidades de um ensino pautado pela perspectiva sociointeracionista. Para tanto, foi estruturada uma sequência didática apoiada em questionamentos de forma a proporcionar a interação, o diálogo e a participação dos estudantes. A aplicação ocorreu em uma turma de sexto ano, em uma escola pública estadual no interior do Rio Grande Sul. A investigação tomou como instrumento o diário de bordo preenchido pela pesquisadora que assumiu a condição de professora da turma. Os dados obtidos foram analisados à luz dos processos de interação social, estabelecendo como categorias de análise: interação aluno/aluno, aluno/professor e aluno/material. Tais resultados apontam, na primeira categoria, que os estudantes puderam interagir de forma plena com seus pares, possibilitando uma interlocução e um diálogo voltados a trocas e construção de saberes; na segunda categoria, mostraram que os estudantes tiveram oportunidade e liberdade de interagir com a professora/pesquisadora de modo a fazer inferências e questionamentos que enriqueceram suas aprendizagens; e, na terceira categoria, evidenciaram a importância de utilizar materiais didáticos voltados à realidade de cada turma, trazendo elementos que possibilitam resgatar seus conhecimentos espontâneos e contextualizados com sua cultura. A conclusão do estudo aponta para o fato de os processos de interações favorecerem a dimensão cognição-afeto, ampliando as possibilidades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

WERNER DA ROSA, C. T. .; LOCATELLI DA SILVA, B.; DARROZ, L. M. Astronomia no Ensino Fundamental: Contribuições de uma Sequência Didática Sociointeracionista Pautada por Questionamentos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 243–267, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67108. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67108. Acesso em: 28 mar. 2024.