A aula de Língua Portuguesa como um espaço de promoção do letramento digital: uma proposta de trabalho com o gênero discursivo “meme”
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67101Resumo
O objetivo deste artigo é ilustrar a possibilidade de mobilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, no âmbito do ensino de Língua Portuguesa, com vistas à promoção do letramento digital. Para isso, é apresentada uma proposta de trabalho, baseada na abordagem do gênero discursivo “meme”, em aulas voltadas a uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II. Metodologicamente, procedeu-se a uma observação assistemática das aulas conduzidas sob os fundamentos teóricos-metodológicos da Linguística Aplicada e sob o amparo das pesquisas recentes sobre as intersecções entre ensino e tecnologia. Os resultados alcançados apontam para a proficuidade da presença, na sala de aula, dos gêneros emergentes dos ambientes hipertextuais, uma vez que se percebe o maior engajamento dos estudantes nas atividades, bem como o desenvolvimento de sua postura crítica frente às práticas sociais contemporâneas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-17
Como Citar
FOGAÇA SANCHES SIMM, J.; LEMES GUERRA JUNIOR, A.; DE CÁSSIA SANTOS PINHO, E.; SHEUER NANTES, E. A. A aula de Língua Portuguesa como um espaço de promoção do letramento digital: uma proposta de trabalho com o gênero discursivo “meme”. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 149–165, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67101. Acesso em: 15 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).