STEAM e design thinking: ferramentas transdisciplinares no ensino de inglês

Autores

  • Liana Borges de Resende Rocha Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Goiânia, Goiás, Brasil, lianaresende@gmail.com
  • Ana Letícia Souza Garcia Instituto Federal de Goiás/Câmpus Senador Canedo (IFG), Senador Canedo, Goiás, Brasil, analeticiasg@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67100

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de refletir sobre como a aplicação do conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths) e do design thinking na sala de aula pode contribuir para um ensino de língua inglesa transdisciplinar. Incorporando, de forma transdisciplinar, os saberes da Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM é uma proposta de ensino globalizadora, baseada em projetos, que relaciona os conteúdos disciplinares, a partir de problemas reais, para que, integrados à estrutura de conhecimento do indivíduo, assumam significado em uma situação concreta. A implementação de atividades em sala de aula utilizando a abordagem STEAM é um desafio para professores de línguas, uma vez que se inspira na metodologia do design thinking e é baseado em cinco formas interconectadas de conhecimento: autoconhecimento cultural, conhecimento relacional, conhecimento crítico, conhecimento visionário e ético, e conhecimento em ação. Ao final das aulas, pôde-se perceber que os alunos enriqueceram seus conhecimentos não só específicos da disciplina de língua inglesa, mas em diversas outras áreas, como história, arte, design e geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

BORGES DE RESENDE ROCHA, L.; SOUZA GARCIA, A. L. STEAM e design thinking: ferramentas transdisciplinares no ensino de inglês. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 137–148, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67100. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67100. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica