STEAM e design thinking: ferramentas transdisciplinares no ensino de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67100Resumo
O presente artigo tem a finalidade de refletir sobre como a aplicação do conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths) e do design thinking na sala de aula pode contribuir para um ensino de língua inglesa transdisciplinar. Incorporando, de forma transdisciplinar, os saberes da Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM é uma proposta de ensino globalizadora, baseada em projetos, que relaciona os conteúdos disciplinares, a partir de problemas reais, para que, integrados à estrutura de conhecimento do indivíduo, assumam significado em uma situação concreta. A implementação de atividades em sala de aula utilizando a abordagem STEAM é um desafio para professores de línguas, uma vez que se inspira na metodologia do design thinking e é baseado em cinco formas interconectadas de conhecimento: autoconhecimento cultural, conhecimento relacional, conhecimento crítico, conhecimento visionário e ético, e conhecimento em ação. Ao final das aulas, pôde-se perceber que os alunos enriqueceram seus conhecimentos não só específicos da disciplina de língua inglesa, mas em diversas outras áreas, como história, arte, design e geografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-17
Como Citar
BORGES DE RESENDE ROCHA, L.; SOUZA GARCIA, A. L. STEAM e design thinking: ferramentas transdisciplinares no ensino de inglês. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 137–148, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67100. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67100. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).