Tecnologias digitais e o fenômeno da superdotação: uma análise do conhecimento de estudantes e professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67087Resumo
O objetivo deste artigo consistiu na análise do conhecimento de estudantes com superdotação, e de seus respectivos professores, no que se refere à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Trata-se de uma pesquisa descritiva que foi desenvolvida no Projeto de Extensão “Identificação de estudantes com habilidades superiores e aconselhamento para pais e equipe escolar”. Como instrumentos de pesquisa foram aplicadas atividades do Programa de Atividades Dirigidas (PEDRO, 2016). Foram também utilizados dois questionários elaborados no Google Forms. A análise do desempenho dos estudantes revelou que, embora eles sejam considerados nativos digitais, há a necessidade de aperfeiçoar o modo como esses realizam pesquisas e utilizam ferramentas de produção. Sobre o conhecimento dos professores, verificou-se que ainda há uma subutilização dos recursos tecnológicos no âmbito escolar, visto que os professores exploram com mais frequência recursos como vídeos e filmes, em detrimento dos recursos que possibilitam maior interação e produção de conteúdos. Nesse sentido, faz-se necessário ofertar aos professores uma formação que vá ao encontro das suas necessidades para que eles possam disponibilizar atividades pedagógicas, por meio das TDIC, que possibilitem aos estudantes a utilização de ferramentas de produção, bem como a capacidade de efetuar a avaliação crítica das informações disponíveis na internet.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-16
Como Citar
MAYRA PEDRO, K.; MESSIAS FIALHO CAPELLINI, V. L. Tecnologias digitais e o fenômeno da superdotação: uma análise do conhecimento de estudantes e professores da educação básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 57–73, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67087. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67087. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).