Redes sociais em contextos escolares: convergências e divergências quanto ao conceito e uso
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67077Resumo
Com a intensificação do acesso às vias digitais e a aquisição dos artefatos tecnológicos móveis por todos os segmentos da sociedade, os canais de comunicação em massa passaram a fazer parte do cotidiano contemporâneo. O artigo apresenta resultados da primeira etapa de pesquisa longitudinal que visa a compreender a inserção das tecnologias da informação, comunicação e expressão (TICE) em espaços escolares públicos. O objetivo é apresentar percepções de docentes e discentes acerca das Redes Sociais de Comunicação como um meio pedagógico auxiliador de estratégias de estudos na organização do trabalho docente e discente. Com abordagem qualitativa e dados coletados por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados, apresenta reflexões oriundas de investigação realizada em um Centro de Ensino Médio no Estado do Tocantins, delimitando como sujeitos da pesquisa docentes e discentes. Os estudos indicam que as transformações que ocorrem nos tempos-espaços multimodais de formação humana, em especial o espaço escolar, apresentam posturas diversas em sala de aula e ações individuais e coletivas expressas pelos sujeitos investigados que ora convergem e ora divergem seus olhares quanto às possibilidades do uso pedagógico das vias digitais de comunicação. Conclui-se que há divergências na percepção pedagógica do uso das redes sociais em contextos escolares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-16
Como Citar
NOLETO DA SILVA, A.; CUSTÓDIO FERREIRA BRITO, K. C.; LAGARES, R. Redes sociais em contextos escolares: convergências e divergências quanto ao conceito e uso. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 28–40, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67077. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67077. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).