Redes sociais em contextos escolares: convergências e divergências quanto ao conceito e uso

Autores

  • Angela Noleto da Silva Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, angelanoleto@uft.edu.br
  • Katia Cristina Custódio Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, katiacristina@uft.edu.br
  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, lagaresrose@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67077

Resumo

Com a intensificação do acesso às vias digitais e a aquisição dos artefatos tecnológicos móveis por todos os segmentos da sociedade, os canais de comunicação em massa passaram a fazer parte do cotidiano contemporâneo. O artigo apresenta resultados da primeira etapa de pesquisa longitudinal que visa a compreender a inserção das tecnologias da informação, comunicação e expressão (TICE) em espaços escolares públicos. O objetivo é apresentar percepções de docentes e discentes acerca das Redes Sociais de Comunicação como um meio pedagógico auxiliador de estratégias de estudos na organização do trabalho docente e discente. Com abordagem qualitativa e dados coletados por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados, apresenta reflexões oriundas de investigação realizada em um Centro de Ensino Médio no Estado do Tocantins, delimitando como sujeitos da pesquisa docentes e discentes. Os estudos indicam que as transformações que ocorrem nos tempos-espaços multimodais de formação humana, em especial o espaço escolar, apresentam posturas diversas em sala de aula e ações individuais e coletivas expressas pelos sujeitos investigados que ora convergem e ora divergem seus olhares quanto às possibilidades do uso pedagógico das vias digitais de comunicação. Conclui-se que há divergências na percepção pedagógica do uso das redes sociais em contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

NOLETO DA SILVA, A.; CUSTÓDIO FERREIRA BRITO, K. C.; LAGARES, R. Redes sociais em contextos escolares: convergências e divergências quanto ao conceito e uso. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 28–40, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67077. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67077. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica