Reflexividades dos Aprendentes da Docência no uso de Tecnologias na Educação Básica: o que revelam os portfólios de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67076Resumo
utilização desses recursos como ferramentas pedagógicas no âmbito escolar tornou-se imperativo, no sentido de potencializar as aprendizagens dos alunos. Nesse limiar, a formação de professores não pode estar alheia a essa necessidade e deve proporcionar outras experiências que favoreçam reflexividades aos aprendentes da docência quanto aos usos das tecnologias, de forma que as práticas docentes sejam fomentadas e reverberem mudanças nas escolas de educação básica. Dito isto, este trabalho teve como objetivo captar os usos e significados das tecnologias para estudantes de Pedagogia, a partir de uma atividade prática, desenvolvida em escolas da rede de educação básica do Município de Imperatriz- Maranhão, sugerida no âmbito da disciplina Informática Aplicada à Educação, do Curso de Pedagogia da UFMA. Utilizamos como instrumento de captação dos dados os portfólios de aprendizagem dos alunos, construídos ao longo da disciplina. Como conclusões mais significativas, a partir das reflexividades que a experiência lhes proporcionou, destacamos que os alunos compreenderam a emergência das tecnologias na escola, utilizaram-nas como recurso que dinamizou as atividades desenvolvidas nas aulas e puderam, em certa medida, superar a dimensão puramente técnica de uso dos aparatos tecnológicos nos processos que experenciaram. Ainda, a construção desses portfólios como instrumento de aprendizagem conduziu os aprendentes da docência a reflexões sobre as práticas e construção de saberes singulares, que podem formatar um movimento de identidade profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-16
Como Citar
MILENY DE PAULO MOURA, K. Reflexividades dos Aprendentes da Docência no uso de Tecnologias na Educação Básica: o que revelam os portfólios de aprendizagem. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 13–27, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67076. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67076. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).