Reflexividades dos Aprendentes da Docência no uso de Tecnologias na Educação Básica: o que revelam os portfólios de aprendizagem

Autores

  • Késsia Mileny de Paulo Moura Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luíz, Maranhão, Brasil, kessiamileny@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67076

Resumo

utilização desses recursos como ferramentas pedagógicas no âmbito escolar tornou-se imperativo, no sentido de potencializar as aprendizagens dos alunos. Nesse limiar, a formação de professores não pode estar alheia a essa necessidade e deve proporcionar outras experiências que favoreçam reflexividades aos aprendentes da docência quanto aos usos das tecnologias, de forma que as práticas docentes sejam fomentadas e reverberem mudanças nas escolas de educação básica. Dito isto, este trabalho teve como objetivo captar os usos e significados das tecnologias para estudantes de Pedagogia, a partir de uma atividade prática, desenvolvida em escolas da rede de educação básica do Município de Imperatriz- Maranhão, sugerida no âmbito da disciplina Informática Aplicada à Educação, do Curso de Pedagogia da UFMA. Utilizamos como instrumento de captação dos dados os portfólios de aprendizagem dos alunos, construídos ao longo da disciplina. Como conclusões mais significativas, a partir das reflexividades que a experiência lhes proporcionou, destacamos que os alunos compreenderam a emergência das tecnologias na escola, utilizaram-nas como recurso que dinamizou as atividades desenvolvidas nas aulas e puderam, em certa medida, superar a dimensão puramente técnica de uso dos aparatos tecnológicos nos processos que experenciaram. Ainda, a construção desses portfólios como instrumento de aprendizagem conduziu os aprendentes da docência a reflexões sobre as práticas e construção de saberes singulares, que podem formatar um movimento de identidade profissional.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

MILENY DE PAULO MOURA, K. Reflexividades dos Aprendentes da Docência no uso de Tecnologias na Educação Básica: o que revelam os portfólios de aprendizagem. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 13–27, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67076. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67076. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica