Educação matemática e jogos digitais de entretenimento com estudantes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65113Resumo
O presente artigo relata resultados parciais de pesquisa realizada no âmbito do projeto de extensão intitulado: “@PED: Ações Pedagógicas em Ambientes Digitais”. Este projeto está focado no estudo e vivência de jogos digitais de entretenimento para o trato de conteúdos da matemática do Ensino Básico. O texto discute brevemente o conceito de sociedade em rede (CASTELLS, 2002) e a necessidade de a educação matemática incorporar novas linguagens (LOPES et al., 2013). Apresenta, também rapidamente, a fundamentação teórica que sustenta a experiência pedagógica: Vergnaud (1991; 2013), Vygotsky (2009), Vila e Callejo (2006), dentre outros. A pesquisa realizada no bojo do projeto tem como objetivo responder à questão: a proposta de educação matemática a partir de jogos digitais oferecida pelo Projeto @PED é bem aceita pelos seus participantes? A metodologia empregada é a comunicativa crítica, com a análise de quatro questionários realizados com os participantes nos anos de 2017, 2018 e 2019. Os dados coletados revelaram altos índices de aceitação do projeto. Os resultados da pesquisa indicam que aliar jogos digitais de entretenimento ao ensino de matemática constitui-se num caminho bem aceito pelos estudantes e bastante promissor, em particular, no tocante ao interesse e envolvimento destes em atividades envolvendo aprendizagem matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-19
Como Citar
GODOY, J. P.; PEREIRA LOPES, J.; MANHENTE ROCHA, W. C. Educação matemática e jogos digitais de entretenimento com estudantes da educação básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 177–200, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65113. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65113. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).