Avaliação da aprendizagem: um outro enfoque

Autores

  • Alcir Horácio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v17i1.6206

Resumo

O presente artigo tem como objeto de reflexão a avaliação da aprendizagem. Nosso objetivo é dar um novo enfoque para esta categoria a partir das inter-relações da avaliação com diferentes categorias que interagem diretamente com ela, como é o caso do projeto histórico, do projeto político-pedagógico e da organização do trabalho pedagógico, entre outras. Nossa proposta é mostrar que na escola, no atual modelo histórico, não há relação da categoria avaliação com outras categorias importantes para compreendê-la numa dimensão mais ampla. Além disto, a avaliação é tratada de forma meramente técnica, sem considerar os aspectos sócio-políticos que determinam sua utilização na escola. Por tudo isto, a escola a utiliza como instrumento perverso de estratificação social, reproduzindo o sistema dominante no qual, em sua base piramidal, estão os alunos oriundos da classe trabalhadora que ficam reprovados e acabam excluídos ou eliminados da escola.

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Biografia do Autor

Alcir Horácio da Silva

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

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Publicado

2009-05-11

Como Citar

SILVA, A. H. da. Avaliação da aprendizagem: um outro enfoque. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 1–13, 2009. DOI: 10.5216/rp.v17i1.6206. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6206. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos