O cuidado de si na prática educativa: a resistência na sociedade da visibilidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6072Resumo
O presente artigo discute a resistência produtiva para a Educação frente ao poder disperso exercido na sociedade contemporânea em suas práticas de controle e de busca por visibilidade. Para relacionar a educação ao tipo de relações de poder e resistência do presente, faz-se necessário o questionamento acerca da construção da ética: ela é resultado de práticas possibilitadas por exercícios do cuidado de si, da renúncia a si mesmo ou do conhecer-se? Assim, minha expectativa é poder situar as práticas escolares, que colocam a Educação a serviço dessa sociedade do espetáculo, e as relações de poder/resistência possibilitadas/impedidas pelos modos de subjetivação na produção do saber. Parto da questão: o que nós, professores, estamos fazendo de nós mesmos? Busco uma possível resposta no entendimento do que seja uma estética da existência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-27
Como Citar
SOUSA, K. M. de. O cuidado de si na prática educativa: a resistência na sociedade da visibilidade. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 93–109, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6072. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6072. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).