O jornalístico e o literário na leitura escolar: o uso da crônica como gênero motivador para a formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6071Resumo
Este artigo pretende se configurar como um estudo sobre a leitura e seus meios de motivação e incentivo em sala de aula. Nesse sentido, investiga a viabilidade do uso da crônica como gênero capaz de favorecer a prática da leitura escolar e, conseqüentemente, a formação do leitor. Para tanto, faz algumas considerações sobre a mesma e o gênero crônica, apresentando uma prática de leitura de crônicas desenvolvida com alunos da 2ª série do ensino médio. A realização dessa atividade teve o propósito de observar se os educandos, diante de textos inseridos no discurso jornalístico, despertaram ou ampliaram seu interesse pela leitura, de modo a se tornarem leitores críticos e socialmente participativos.Downloads
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Publicado
2009-04-27
Como Citar
RAMOS, K. G. O jornalístico e o literário na leitura escolar: o uso da crônica como gênero motivador para a formação do leitor. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 79–91, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6071. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6071. Acesso em: 2 nov. 2024.
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Artigos
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