O jornalístico e o literário na leitura escolar: o uso da crônica como gênero motivador para a formação do leitor

Autores

  • Karoliny Gomes Ramos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6071

Resumo

Este artigo pretende se configurar como um estudo sobre a leitura e seus meios de motivação e incentivo em sala de aula. Nesse sentido, investiga a viabilidade do uso da crônica como gênero capaz de favorecer a prática da leitura escolar e, conseqüentemente, a formação do leitor. Para tanto, faz algumas considerações sobre a mesma e o gênero crônica, apresentando uma prática de leitura de crônicas desenvolvida com alunos da 2ª série do ensino médio. A realização dessa atividade teve o propósito de observar se os educandos, diante de textos inseridos no discurso jornalístico, despertaram ou ampliaram seu interesse pela leitura, de modo a se tornarem leitores críticos e socialmente participativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoliny Gomes Ramos

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Downloads

Publicado

2009-04-27

Como Citar

RAMOS, K. G. O jornalístico e o literário na leitura escolar: o uso da crônica como gênero motivador para a formação do leitor. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 79–91, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6071. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6071. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos