O jornalístico e o literário na leitura escolar: o uso da crônica como gênero motivador para a formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6071Resumo
Este artigo pretende se configurar como um estudo sobre a leitura e seus meios de motivação e incentivo em sala de aula. Nesse sentido, investiga a viabilidade do uso da crônica como gênero capaz de favorecer a prática da leitura escolar e, conseqüentemente, a formação do leitor. Para tanto, faz algumas considerações sobre a mesma e o gênero crônica, apresentando uma prática de leitura de crônicas desenvolvida com alunos da 2ª série do ensino médio. A realização dessa atividade teve o propósito de observar se os educandos, diante de textos inseridos no discurso jornalístico, despertaram ou ampliaram seu interesse pela leitura, de modo a se tornarem leitores críticos e socialmente participativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-27
Como Citar
RAMOS, K. G. O jornalístico e o literário na leitura escolar: o uso da crônica como gênero motivador para a formação do leitor. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 79–91, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6071. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6071. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).