Leitor geral esclarecido, sua formação histórica e sua recepção de poesia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6070Resumo
Neste artigo, apresentamos um brevíssimo histórico sobre a formação do leitor geral brasileiro, de acordo com princípios teóricos da Estética da Recepção. Tal histórico nos serviu para a descrição do conceito de leitor geral esclarecido, o qual cunhamos convergindo a apreciação historiográfi ca à semiótica da recepção. O resultado foi, imbricado na descrição desse tipo de leitor, a proposição de um modelo de desenvolvimento de sua recepção estética, a fi m de chamar a atenção da comunidade acadêmica para que um modelo de leitura de poesia somente é viável mediante a tomada de consciência da formação histórica e do contexto sócio-histórico do leitor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-27
Como Citar
SOUZA, J. B. de. Leitor geral esclarecido, sua formação histórica e sua recepção de poesia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 63–78, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6070. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6070. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).