O Entrelaçamento de Literatura e Memória em Experiências Interdisciplinares de Ensino de Português e História
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6067Resumo
O artigo apresenta experiências interdisciplinares de ensino de Português e de História construídas, ao longo de cinco anos, a partir de práticas escolares de leitura. Entre essas, privilegiam-se aquelas em que realizamos a mediação didática a partir do entrelaçamento do campo teórico da memória com o da literatura. Discutimos concepções teóricas acerca da escrita da memória e delineamos os itinerários que percorremos na experiência “A construção afetiva da memória familiar“ com o objetivo de associar a leitura de textos literários e de outros gêneros textuais com a prática de história oral e da produção de textos pelos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-27
Como Citar
DE OLIVEIRA, I. L. B. C.; DELGADO, A. F. O Entrelaçamento de Literatura e Memória em Experiências Interdisciplinares de Ensino de Português e História. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 45–61, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6067. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6067. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).