O Entrelaçamento de Literatura e Memória em Experiências Interdisciplinares de Ensino de Português e História

Autores

  • Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira
  • Andréa Ferreira Delgado UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6067

Resumo

O artigo apresenta experiências interdisciplinares de ensino de Português e de História construídas, ao longo de cinco anos, a partir de práticas escolares de leitura. Entre essas, privilegiam-se aquelas em que realizamos a mediação didática a partir do entrelaçamento do campo teórico da memória com o da literatura. Discutimos concepções teóricas acerca da escrita da memória e delineamos os itinerários que percorremos na experiência “A construção afetiva da memória familiar“ com o objetivo de associar a leitura de textos literários e de outros gêneros textuais com a prática de história oral e da produção de textos pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Downloads

Publicado

2009-04-27

Como Citar

DE OLIVEIRA, I. L. B. C.; DELGADO, A. F. O Entrelaçamento de Literatura e Memória em Experiências Interdisciplinares de Ensino de Português e História. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 45–61, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6067. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6067. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos