20 anos do curso de Letras/Espanhol da UFG: um sonho do Prof. Fernando Plaza

Autores

  • Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva Faculdade de Letras/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60203

Resumo

Este artigo presta uma homenagem ao professor chileno, Fernando Plaza Mallea, idealizador da licenciatura em Letras: Espanhol da Universidade Federal de Goiás, por ocasião dos 20 anos de colação de grau da primeira turmaa graduar-se nessa modalidade. O referido docente ministrou as disciplinas de latim e espanhol tanto no antigo ICHL (Instituto de Ciências Humanas e Letras) quanto na atual Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. O Prof. Plaza vislumbrou a possibilidade de uma licenciatura em Espanhol em Goiás a partir da criação do Mercosul, Mercado Comum do Sul, em 1991 (acordo de livre comércio e união aduaneira) entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e também pelo fato de o Brasil estar rodeado de países de língua espanhola no continente sul-americano. Em 1996, quando o nosso mestre se aposentou, já tinha visto seu sonho, mesmo que parcialmente, transformar-se em realidade. A graduação em Letras: Espanhol habilitou, de 1998 a 2018, 268 profissionais docentes, segundo informação da Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas da UFG. Esses egressos tiveram acesso a processos seletivos e concursos públicos, podendo exercer sua profissão em instituições de ensino infantil, básico, técnico, tecnológico e em faculdades. Em 2004, o Prof. Plaza faleceu e não pôde acompanhar o retorno à própria UFG de muitos ex-alunos que passaram a atuar como professores efetivos no curso de licenciatura em Espanhol no qual se formaram.

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Biografia do Autor

Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva, Faculdade de Letras/UFG

Professora efetiva da UFG, lotada na Faculdade de Letras, nível Adjunto.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

MENDONÇA E SILVA, C. A. 20 anos do curso de Letras/Espanhol da UFG: um sonho do Prof. Fernando Plaza. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 187–196, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60203. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60203. Acesso em: 21 nov. 2024.