Quem conta um conto… reconhecendo as potencialidades da contação de histórias para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60201Resumo
A contação de histórias é um recurso didático lúdico, possibilitando que o ensino de ciências aconteça em suas várias dimensões. Assim, mais que uma breve história, as contações nos apontam caminhos, abrem um mundo de significados, fortalecendo nossos vínculos humanos, artísticos, sociais, educativos, culturais e afetivos. O objetivo da investigação foi compreender como a contação de histórias, enquanto recurso didático, contribui para as ações e práticas interdisciplinares no ensino de ciências. A análise dos resultados foi inspirada no método de análise das entrevistas narrativas apresentada por Muylaert et al. (2014), que entendem a narrativa como forma artesanal de comunicação, que transmite a experiência do entrevistado com determinada temática. A pesquisa realizada apresentou a abordagem interdisciplinar como amálgama para o ensino de ciências, utilizando as histórias como aporte de compreensão. Como resultado, observou-se a importância de se trabalhar com o ensino de ciências atrelado às demais disciplinas, de forma a dar significado aos elementos que são apresentados aos alunos. Desta forma, o pensar interdisciplinar transcende as paredes da escola, trazendo conteúdos de vivência do próprio aluno para a sala de aula.Downloads
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Publicado
2019-08-30
Como Citar
SALES, D.; ANJOS, M. B. dos; RÔÇAS, G. Quem conta um conto… reconhecendo as potencialidades da contação de histórias para o ensino de ciências. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 171–186, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60201. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60201. Acesso em: 22 dez. 2024.
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