Levantamento das orientações de ensino da habilidade da Compreensão Oral em Língua Inglesa: olhar nos documentos Oficiais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60196Resumo
Este trabalho busca analisar como é orientado o ensino da compreensão oral em língua inglesa pelos principais documentos oficiais de ensino (PCNs), (PCN+), (BNCC), entre outros, para que se possa verificar quais encaminhamentos pedagógicos são dados no tratamento dessa habilidade. É importante salientar que o ensino da oralidade assume papel importante na aprendizagem e autores como Flowerdew e Miller (2005); Field (2008) e Rost (1990) orientam que esse ensino exige do ouvinte um papel ativo. Nesta pesquisa, um levantamento desses três importantes documentos de ensino foi realizado sobre os aspectos pedagógicos no direcionamento da compreensão oral. Uma das considerações observada foi que a oralidade ainda necessita de atenção, no que se refere às características do discurso, não sabendo ao certo como o professor deve encaminhar suas práticas pedagógicas. Por outro lado, a oralidade vem assumindo uma dimensão sociocultural importante nos discursos desses documentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-30
Como Citar
CAMARGO, C. G. Levantamento das orientações de ensino da habilidade da Compreensão Oral em Língua Inglesa: olhar nos documentos Oficiais de ensino. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 133–146, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60196. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60196. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).