Levantamento das orientações de ensino da habilidade da Compreensão Oral em Língua Inglesa: olhar nos documentos Oficiais de ensino

Autores

  • Clarita Gonçalves Camargo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60196

Resumo

Este trabalho busca analisar como é orientado o ensino da compreensão oral em língua inglesa pelos principais documentos oficiais de ensino (PCNs), (PCN+), (BNCC), entre outros, para que se possa verificar quais encaminhamentos pedagógicos são dados no tratamento dessa habilidade. É importante salientar que o ensino da oralidade assume papel importante na aprendizagem e autores como Flowerdew e Miller (2005); Field (2008) e Rost (1990) orientam que esse ensino exige do ouvinte um papel ativo. Nesta pesquisa, um levantamento desses três importantes documentos de ensino foi realizado sobre os aspectos pedagógicos no direcionamento da compreensão oral. Uma das considerações observada foi que a oralidade ainda necessita de atenção, no que se refere às características do discurso, não sabendo ao certo como o professor deve encaminhar suas práticas pedagógicas. Por outro lado, a oralidade vem assumindo uma dimensão sociocultural importante nos discursos desses documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarita Gonçalves Camargo

Graduação em Letras - Português Inglês, Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela UTFPR, mestrado Linguística pela UFSC e cursa doutorado em Letras pela UFPR.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

CAMARGO, C. G. Levantamento das orientações de ensino da habilidade da Compreensão Oral em Língua Inglesa: olhar nos documentos Oficiais de ensino. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 133–146, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60196. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60196. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios