Gênero discursivo biografia: uma proposta de sequência didática para o ensino de Espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60188Resumo
A partir de uma perspectiva de ensino-aprendizagem pautada nos gêneros discursivos (BAHKTIN, 2011) e na proposta modular de trabalho apresentada e desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), este artigo apresenta uma sequência didática para o ensino de língua espanhola a partir do gênero discursivo biografia. Destacamos que o trabalho com os gêneros discursivos possibilita ao aluno a) o conhecimento, reconhecimento e reprodução do gênero biografia, tendo em vista uma situação real de comunicação e como consequência do trabalho realizado em sala, a circulação efetiva da produção textual; b) a leitura de textos originais de língua espanhola, o trabalho com a língua, incluindo a gramática, mecanismos de linguagem e léxico; c) e o aprofundamento do conhecimento cultural. Ao longo do texto, desenvolvemos atividades de análise linguística e escritura, permitindo que os alunos possam compreender o gênero trabalhado de modo gradual, tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-30
Como Citar
FERRAÇA, M.; LACOWICZ, S. D. Gênero discursivo biografia: uma proposta de sequência didática para o ensino de Espanhol. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 13–30, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60188. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60188. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).