A escola: construção social, acontecimento e cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i2.5951Resumo
O presente artigo trata de apresentar a escola como uma instituição social que, como tal, sofre as interferências do modelo de sociedade em que se insere e, por não estar isenta, participa do processo de criação e manutenção de verdades e de produção de subjetividades. Igualmente, a escola é estudada como uma construção social passível de ser discursivizada e constituída por sentidos que se constroem e se manifestam, dentre outras formas, nas práticas cotidianas de interação e, por conseguinte, se estabilizam/desestabilizam à medida que os sujeitos os reiteram. Sendo assim, procurou-se suscitar a perspectiva discursiva da escola, captada durante alguns momentos do cotidiano o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), no decorrer do ano de 2006, que ressoaram seu caráter sócio-histórico, por mais singulares que fossem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-13
Como Citar
ARAUJO, C. B. de. A escola: construção social, acontecimento e cotidiano. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 249–266, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i2.5951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/5951. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).