A escola: construção social, acontecimento e cotidiano

Autores

  • Cristina Batista de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v19i2.5951

Resumo

O presente artigo trata de apresentar a escola como uma instituição social que, como tal, sofre as interferências do modelo de sociedade em que se insere e, por não estar isenta, participa do processo de criação e manutenção de verdades e de produção de subjetividades. Igualmente, a escola é estudada como uma construção social passível de ser discursivizada e constituída por sentidos que se constroem e se manifestam, dentre outras formas, nas práticas cotidianas de interação e, por conseguinte, se estabilizam/desestabilizam à medida que os sujeitos os reiteram. Sendo assim, procurou-se suscitar a perspectiva discursiva da escola, captada durante alguns momentos do cotidiano o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), no decorrer do ano de 2006, que ressoaram seu caráter sócio-histórico, por mais singulares que fossem.

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Biografia do Autor

Cristina Batista de Araujo

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

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Publicado

2009-04-13

Como Citar

ARAUJO, C. B. de. A escola: construção social, acontecimento e cotidiano. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 249–266, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i2.5951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/5951. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

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