Educação patrimonial como experiência interdisciplinar: patrimônio e memória na Cidade de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i2.5902Resumo
A partir das propostas de ensino das Subáreas de História e Português do Cepae, desenvolvemos uma experiência de educação patrimonial com alunos do oitavo ano em 2006. Por meio da apresentação de uma série de textos e atividades que elaboramos para abordar o patrimônio material e imaterial da cidade de Goiás, gostaríamos de discutir alguns eixos teóricos que consideramos fundamentais para a educação patrimonial: a abordagem interdisciplinar, a problematização do conceito de patrimônio, a historicização da intervenção do IPHAN no processo de construção do patrimônio nacional, o debate acerca das inter-relações do campo do patrimônio com o turismo e a incorporação da experiência social dos alunos. A memória foi o conceito privilegiado, seja aquela instituída pelo conjunto dos bens tombados, seja a delineada pela escrita de Cora Coralina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-06
Como Citar
DELGADO, A. F.; DE OLIVEIRA, I. L. B. C. Educação patrimonial como experiência interdisciplinar: patrimônio e memória na Cidade de Goiás. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 135–150, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i2.5902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/5902. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).