Educação patrimonial como experiência interdisciplinar: patrimônio e memória na Cidade de Goiás

Autores

  • Andréa Ferreira Delgado
  • Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v19i2.5902

Resumo

A partir das propostas de ensino das Subáreas de História e Português do Cepae, desenvolvemos uma experiência de educação patrimonial com alunos do oitavo ano em 2006. Por meio da apresentação de uma série de textos e atividades que elaboramos para abordar o patrimônio material e imaterial da cidade de Goiás, gostaríamos de discutir alguns eixos teóricos que consideramos fundamentais para a educação patrimonial: a abordagem interdisciplinar, a problematização do conceito de patrimônio, a historicização da intervenção do IPHAN no processo de construção do patrimônio nacional, o debate acerca das inter-relações do campo do patrimônio com o turismo e a incorporação da experiência social dos alunos. A memória foi o conceito privilegiado, seja aquela instituída pelo conjunto dos bens tombados, seja a delineada pela escrita de Cora Coralina.

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Biografia do Autor

Andréa Ferreira Delgado

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

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Publicado

2009-04-06

Como Citar

DELGADO, A. F.; DE OLIVEIRA, I. L. B. C. Educação patrimonial como experiência interdisciplinar: patrimônio e memória na Cidade de Goiás. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 135–150, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i2.5902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/5902. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos