Refletindo sobre as funções da música nas escolas brasileiras de educação básica: contribuições de Adorno e Merriam
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57119Resumo
O presente artigo intenta contribuir para o debate sobre as funções da música nas escolas de educação básica, tendo como pano de fundo as recentes modificações legais do sistema normativo educacional brasileiro. A busca pela efetiva presença da música, entendida enquanto campo do saber, tem gerado novas demandas por reflexões e discussões sobre aspectos basilares como seus significados e suas funções nas escolas de educação básica. Neste trabalho, emprega-se o procedimento da comparação (FREIRE, 2010), pela via da análise bibliográfica das contribuições de Merriam (1964) e, com especial ênfase, de Adorno (1975, 1993, 2011), de modo a trazer à baila outras possibilidades analíticas e epistemológicas para se pensar a educação musical escolar no Brasil.Downloads
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Publicado
2019-02-08
Como Citar
AQUINO, T. L.; NOGUEIRA, M. A. Refletindo sobre as funções da música nas escolas brasileiras de educação básica: contribuições de Adorno e Merriam. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57119. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57119. Acesso em: 19 dez. 2024.
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Artigos
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