Refletindo sobre as funções da música nas escolas brasileiras de educação básica: contribuições de Adorno e Merriam
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57119Resumo
O presente artigo intenta contribuir para o debate sobre as funções da música nas escolas de educação básica, tendo como pano de fundo as recentes modificações legais do sistema normativo educacional brasileiro. A busca pela efetiva presença da música, entendida enquanto campo do saber, tem gerado novas demandas por reflexões e discussões sobre aspectos basilares como seus significados e suas funções nas escolas de educação básica. Neste trabalho, emprega-se o procedimento da comparação (FREIRE, 2010), pela via da análise bibliográfica das contribuições de Merriam (1964) e, com especial ênfase, de Adorno (1975, 1993, 2011), de modo a trazer à baila outras possibilidades analíticas e epistemológicas para se pensar a educação musical escolar no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-08
Como Citar
AQUINO, T. L.; NOGUEIRA, M. A. Refletindo sobre as funções da música nas escolas brasileiras de educação básica: contribuições de Adorno e Merriam. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57119. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57119. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).