A criação (do jogo teatral?) como prática (inventiva) educacional
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57118Resumo
A questão a ser abordada no presente texto centra-se no debate que enfatiza a importância da prática criativa no jogo teatral como metodologia pedagógica educacional, uma vez que os jogos teatrais no contexto educacional contemporâneo promovem mudanças epistemológicas nos conhecimentos aplicados à área de Artes. No caso dos jogos teatrais, vários são os autores que destacam tais práticas educacionais, vivenciadas e experiênciadas por docentes e outros profissionais de teatro como ferramentas altamente eficazes de ensino. A criatividade seria então, para o jogo teatral, uma concreta via de possibilidade de liberdade para o aluno exercitar o pensamento crítico e assim ter a oportunidade de reaprender sobre a realidade social. Nesse sentido, ainda é possível acrescentarmos que a criação pelo método fenomenológico é empregada com o objetivo de apreender de maneira essencial, geral e concreta aquilo que se concretiza no ato de criação. Por esta perspectiva, entendemos que o jogo teatral se insere, assim, no contexto do teatro-didático transcrito, traduzido e postulado como sendo uma linguagem cênica crítica e dinâmica, e que na execução e na montagem do jogo teatral poderíamos considerar então o educando como sendo o principal sujeito social na criação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-08
Como Citar
SANTOS, M. A. F. dos; SILVA, M. A. V. A criação (do jogo teatral?) como prática (inventiva) educacional. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57118. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57118. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).