Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada

Autores

  • Dulce Melão Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.
  • Ana Isabel Silva Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57114

Resumo

Em Portugal, a motivação para a leitura no Ensino Básico concilia o compromisso com a literatura, aliança plasmada nos documentos curriculares em vigor, no domínio “Educação Literária”. Para tal, contribui o modo como os futuros professores planificam as atividades relativas a esse domínio. Assim, o nosso estudo tem como objetivo compreender: i) que repercussões poderão ter tais planificações na reconstrução do perfil de leitor do seu futuro público; ii) que aspetos da sua formação merecem atenção, à luz da operacionalização de tais práticas de leitura; iii) qual o papel que atribuem à “Educação Literária”, em contexto de sala de aula. Participaram 4 futuros professores inscritos na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso múltiplo. Os instrumentos a que recorremos foram 24 planificações individuais elaboradas pelos futuros professores, destinadas ao 2.º ano de escolaridade. Concluímos que concedem relevo à literatura em contexto educativo, tendo dificuldades em selecionar e em implementar algumas estratégias de desenvolvimento de compreensão na leitura que contribuam para uma maior fruição dos textos literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Melão, Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.

Doutora em Educação, Professora-adjunta do Departamento de Ciências da Linguagem, Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.

Ana Isabel Silva, Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.

Doutora em Linguística e Ensino de Línguas, Professora-adjunta do Departamento de Ciências da Linguagem, Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

MELÃO, D.; SILVA, A. I. Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57114. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem