Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57114Resumo
Em Portugal, a motivação para a leitura no Ensino Básico concilia o compromisso com a literatura, aliança plasmada nos documentos curriculares em vigor, no domínio “Educação Literária”. Para tal, contribui o modo como os futuros professores planificam as atividades relativas a esse domínio. Assim, o nosso estudo tem como objetivo compreender: i) que repercussões poderão ter tais planificações na reconstrução do perfil de leitor do seu futuro público; ii) que aspetos da sua formação merecem atenção, à luz da operacionalização de tais práticas de leitura; iii) qual o papel que atribuem à “Educação Literária”, em contexto de sala de aula. Participaram 4 futuros professores inscritos na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso múltiplo. Os instrumentos a que recorremos foram 24 planificações individuais elaboradas pelos futuros professores, destinadas ao 2.º ano de escolaridade. Concluímos que concedem relevo à literatura em contexto educativo, tendo dificuldades em selecionar e em implementar algumas estratégias de desenvolvimento de compreensão na leitura que contribuam para uma maior fruição dos textos literários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-08
Como Citar
MELÃO, D.; SILVA, A. I. Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57114. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).