Letramento literário e ensino de literatura no ensino médio: os reflexos de um paradoxo
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57111Resumo
Para o debate acerca do ensino de literatura, é indispensável considerar o que a escola tem divulgado como literatura e de que maneira a prática do letramento literário está sendo inserida nas aulas, bem como analisar os Parâmetros Nacionais que regem os currículos escolares. Nesses estudos, será analisado o conceito de letramento literário e se problematizará o que preconizam os Parâmetros curriculares acerca do ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio brasileiras. Para tanto, será feita a apresentação e a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais, bem como do Currículo do Distrito Federal, com o objetivo de ampliar as reflexões sobre como a literatura é proposta para o Ensino Médio. Essa análise apontará para as contradições que se refletem na dificuldade do professor de literatura, dividido no paradoxo de promover o letramento literário – e, portanto, de criar abordagens didáticas que visem à formação de leitores literários e incluam práticas diversas de leituras – ou de ensinar a historiografia literária portuguesa e brasileira. Após tais considerações, será apresentada, por fim, uma proposta de reflexão e de mudança, apontando para caminhos que possam auxiliar na compreensão e na alteração desse cenário de paradoxos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-08
Como Citar
MANTOVANI, J. E. de A. Letramento literário e ensino de literatura no ensino médio: os reflexos de um paradoxo. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57111. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57111. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).