“Cristo Parou em Éboli”: para um diálogo entre literatura e formação humana
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57109Resumo
O objetivo desse artigo consiste em compreender, a partir do entrecruzamento das leituras e estudos realizados e em diálogo com Bourdieu, o estabelecimento da relação entre os aspectos interno (estética pura) e externo (reflexo do social) da literatura, ou seja, como expressão do social e criação do espírito humano, considerando o romance “Cristo Parou em Eboli” de Carlo Levi, com possibilidades de extrair desta obra elementos necessários à análise sociológica, interrogar a formação humana e o seu sentido estético emancipatório. O estudo contou com as leituras de alguns teóricos em diálogo com Bourdieu, como: Benjamin (1994); Bourdieu (1994; 2003; 2008); Brum (1996); Cândido (2002); Cohen (1978); Fisher (1981); Goldmann (1979) Lukács (1981) e outros referenciais bibliográficos, como: Adorno e Horkheimer (1978); Brandão (1986). Considera-se a literatura como veículo que intervém em posturas político-culturais diante das formas de produzir a vida, como forma de transformar o mundo, constituinte da cultura e constituída pela cultura, visa conscientização da realidade pela compreensão dialética e estética entre a imanência da tradição e a transcendência com fins à criação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-08
Como Citar
PEREIRA, M. F. T. “Cristo Parou em Éboli”: para um diálogo entre literatura e formação humana. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57109. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57109. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).