Tecnologias da informação e comunicação (tics) e suas possibilidades de uso no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57105Resumo
É de grande visibilidade que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) fazem parte da vida cotidiana dos alunos, contudo, perante este novo e mutável contexto, há novas exigências no que tange a modificações substanciais no cenário educacional. Do ponto de vista didático-pedagógico, existe uma gama de equipamentos eletrônicos disponível e pronta para inserir a tecnologia na educação, imbricando a questão dos multiletramentos. Todavia, a educação vem enfrentando inúmeros desafios, concernentes especialmente às suas práticas pedagógicas e sua estrutura curricular. Além disso, conta-se ainda com o desafio referente à forma de utilização desses equipamentos. Assim, a proposta dessa pesquisa será evidenciar a utilização das TICs a favor da aprendizagem, convergindo ao ensino de língua portuguesa. Para tanto, a metodologia aplicada ao trabalho se ateve a um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica, respaldando-se em literaturas científicas, trabalhos acadêmicos referenciados que tentam responder a tais reflexões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-08
Como Citar
SANTOS, W. P. Tecnologias da informação e comunicação (tics) e suas possibilidades de uso no ensino de língua portuguesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57105. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).