Tecnologias da informação e comunicação (tics) e suas possibilidades de uso no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Wéllia Pimentel Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57105

Resumo

É de grande visibilidade que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) fazem parte da vida cotidiana dos alunos, contudo, perante este novo e mutável contexto, há novas exigências no que tange a modificações substanciais no cenário educacional. Do ponto de vista didático-pedagógico, existe uma gama de equipamentos eletrônicos disponível e pronta para inserir a tecnologia na educação, imbricando a questão dos multiletramentos. Todavia, a educação vem enfrentando inúmeros desafios, concernentes especialmente às suas práticas pedagógicas e sua estrutura curricular. Além disso, conta-se ainda com o desafio referente à forma de utilização desses equipamentos. Assim, a proposta dessa pesquisa será evidenciar a utilização das TICs a favor da aprendizagem, convergindo ao ensino de língua portuguesa. Para tanto, a metodologia aplicada ao trabalho se ateve a um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica, respaldando-se em literaturas científicas, trabalhos acadêmicos referenciados que tentam responder a tais reflexões.

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Biografia do Autor

Wéllia Pimentel Santos

Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Gênero pela Universidade de Salamanca / Espanha.

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Publicado

2019-02-08

Como Citar

SANTOS, W. P. Tecnologias da informação e comunicação (tics) e suas possibilidades de uso no ensino de língua portuguesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57105. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem