O gênero policial e a escrita criativa: potencializando leitores, provocando escritores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57103Resumo
Neste trabalho buscamos discutir a mediação de leitura e escrita no primeiro ano do ensino médio. Fundamentados na estética da recepção (JAUSS, 1994) e na teoria do método recepcional (AGUIAR; BORDINI, 1988), buscamos discutir a relevância do gênero policial, enquanto potencializador do prazer da leitura, na formação de leitores literários. Além disso, embasados, sobretudo, em Morley (2007) procuramos enfatizar as possibilidades de uso de narrativas desse mesmo gênero no desenvolvimento da escrita criativa em sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada por meio de estudo de caso descritivo e observação participante (YIN, 2001); (BOGDAN & BIKLEN, 1999) e (GIL, 2008). Para a análise dos dados produzidos foi empregada a análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Deste modo, por meio da realização de oficinas de leitura e de escrita, os alunos foram, primeiramente, levados a experimentar produções literárias que fossem capazes de satisfazer os anseios próprios da idade (AGUIAR; BORDINI, 1988); (COELHO, 2000) e, em seguida, desafiados a elaborar um conto policial. Ambas as experiências suscitaram reflexões metodológicas e mostraram que as ficções proporcionam prazer e (auto) conhecimento, atuando na (trans)formação das pessoas.Downloads
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Publicado
2019-02-08
Como Citar
PEREIRA, M. A.; MAGALHÃES, E. de M. O gênero policial e a escrita criativa: potencializando leitores, provocando escritores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57103. Acesso em: 7 out. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem
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